terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Acessibilidade

É importante colocar esse assunto em pauta porque ainda gera algumas dúvidas na hora de construir ou reformar. E para mostrar também que não se trata de nenhum mistério: basta verificar a ABNT NBR 9050:2004, a Norma que determina as questões de Acessibilidade referentes a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos. Vale dizer que existem várias outras Normas de Acessibilidade, já que não é só nas edificações que as pessoas com deficiência encontram empecilhos.
 
O exemplo que daremos será o de um “boxe para bacia sanitária acessível”, que é o boxe contendo bacia sanitária e lavatório com as dimensões de 170x150cm que permite ao menos uma forma de transferência (da cadeira de rodas para a bacia sanitária), no caso, a lateral. Nesse caso, a porta de 80cm deverá abrir para fora do cômodo. O ideal é que o piso do banheiro esteja no mesmo nível do piso externo, caso não seja possível, o desnível permitido é de no máximo 1,5cm.
 
 
O retângulo em vermelho demarca a área destinada à cadeira de rodas para que o usuário possa fazer a transferência lateral para a bacia sanitária.
 
 
Em relação à bacia sanitária, escolhemos um modelo com as dimensões já adaptadas: o recomendado é que essa peça tenha de 43 a 45cm de altura (sem o assento) e 46cm de altura total (com o assento). As bacias sanitárias comuns são um pouco mais baixas, mas também podem ser utilizadas se for planejada uma adaptação: a elevação do piso no contorno da base da peça. As bacias sanitárias suspensas e as com caixa acoplada também podem ser utilizadas desde que obedeçam às determinações.
 
 
A) bacia sanitária convencional adaptada; B) bacia sanitária suspensa; C) bacia sanitária com caixa acoplada.
 
 
A porta abre para fora do cômodo e precisa estar identificada, a chapa de aço inox protege das batidas da cadeira ou da bengala, a alça ajuda a abrir a porta.
 
As barras de apoio lateral e de fundo são imprescindíveis para que o cadeirante consiga fazer a transferência da cadeira para a bacia sanitária (e vice-versa, claro). De acordo com a Norma, a cuba suspensa de canto não exige as barras, mas elas são obrigatórias para outros modelos e mesmo quando a pia está embutida numa bancada (nesse caso, as alças são fixadas na alvenaria). As barras devem ter diâmetro entre 3 e 4,5cm e sua face interna deve estar a uma distância mínima de 4cm da parede (para a bacia sanitária) ou da cuba.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário